
Entrevista – Cresce o número de médicos no Brasil, mas falta de vagas na Residência Médica preocupa

Compartilho link e trechos de matéria do Medscape sobre a importância da Residência Médica com a qual contribui por meio de entrevista:
Link para a matéria completa: https://portugues.medscape.com/verartigo/6511631
É importante distinguir a residência médica dos cursos de pós-graduação disponibilizados por estas novas escolas. “São modalidades de ensino diferentes, com objetivos e estruturas diferentes, mas que, às vezes, acabam sendo anunciadas ou apresentadas como se fossem a mesma coisa, e isso é perigoso para o paciente”, afirma o Dr. Daniel Montanini, que é médico psiquiatra, Supervisor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria do Município de São Bernardo do Campo desde 2020.
A questão envolve até disputas judiciais — com casos de médicos lutando pelo direito de se anunciarem especialistas depois de terem realizado um curso de pós-graduação — e bastante resistência do CFM. (…)
“Se o médico se apresenta ali dizendo que ‘atende psiquiatria’, mas não é especialista, isso induz o paciente ao erro, porque ele não tem como saber a diferença.” (…)
“A maioria dos médicos quer fazer residência, mas nem todos conseguem, porque não tem vaga pra todo mundo, e aí a pós-graduação acaba sendo um recurso.” (…)
Para o Dr. Daniel, é papel dos próprios estudantes de medicina que almejam fazer a residência, assim como de toda a comunidade médica, se engajarem nesta tarefa de ampliar e aperfeiçoar a rede de RM e as oportunidades para os novos profissionais. “Eu acho que a gente precisa se organizar politicamente, criar as condições necessárias para abrir novas vagas. É isso que vai melhorar a vida dos médicos e principalmente da população”, afirma.
NEXUS MEDICINA E PSIQUIATRIA LTDA
CNPJ: 51.562.566/0001-48